Foram notificadas 365 novas mortes provocadas pela covid-19 nas últimas 24 horas no Brasil, como mostra o boletim divulgado hoje (23) pelo Ministério da Saúde. Desde o início da pandemia, a doença causou 669.895 óbitos em todo o país.
Pelos dados da pasta, houve 72.049 casos confirmados de covid-19 no Brasil entre ontem e hoje. O total de infectados chegou a 31.962.782 desde março de 2020.
De acordo com o governo federal, houve 30.554.684 casos recuperados da doença até aqui, com outros 738.203 em acompanhamento.
Veículos se unem pela informação
Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, g1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.
O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.