spot_imgspot_img

Pegadas de dinossauros de 100 milhões de anos são encontradas em restaurante chinês


Pegadas de dinossauros que datam de 100 milhões de anos foram descobertas no sudoeste da China depois que um restaurante de olhos aguçados as viu no pátio ao ar livre de um restaurante.

Vários poços de pedra no restaurante em Leshan, província de Sichuan, continham pegadas de dois saurópodes, um tipo de dinossauro que viveu no início do período Cretáceo, disse Lida Xing, paleontóloga e professora associada da Universidade de Geociências da China.

A equipe de Xing confirmou a descoberta no sábado (16) usando um scanner 3D.

Os saurópodes, conhecidos por seus longos pescoços e caudas, foram os maiores animais que já andaram na Terra. Eles podiam crescer até o comprimento de três ônibus escolares e eram tão pesados ​​que o chão devia ter sacudido enquanto andavam.

Os dois saurópodes que deixaram as pegadas provavelmente mediam cerca de 8 metros de comprimento, disse Xing.

Embora muitos fósseis de dinossauros do período Jurássico tenham sido descobertos em Sichuan, muito menos fósseis do período Cretáceo foram encontrados.

O período Cretáceo é quando “os dinossauros realmente floresceram”, disse Xing, acrescentando que “essa descoberta é realmente como um quebra-cabeça, adicionando uma evidência ao período Cretáceo de Sichuan e à diversidade de dinossauros”.

O rápido desenvolvimento da China nas últimas décadas tornou a paleontologia — o estudo da vida antiga através de registros fósseis — mais difícil, disse Xing.

“É raro encontrar fósseis na cidade, porque estavam todos cobertos por prédios”, disse. Sua equipe pretende visitar locais de potenciais descobertas dentro de 48 horas após o recebimento de um relatório, por medo de que eles “possam ser destruídos pelas obras em dias”, acrescentou.

Antes de ser um restaurante, o local era usado como um galinheiro, com as pegadas de dinossauros enterradas por camadas de terra e areia — protegendo-as da erosão e dos danos causados ​​pelo clima.

As pegadas de dois saurópodes, descobertas em Leshan, Sichuan, China. / Lida Xing

A sujeira só foi removida há cerca de um ano, quando o restaurante abriu. O proprietário gostou da aparência natural da pedra irregular, então a deixou intocada em vez de nivelá-la com cimento, disse Xing.

Como resultado, “essas pegadas foram bem protegidas”, disse Xing. “Quando fomos lá, descobrimos que as pegadas eram muito profundas e bastante óbvias, mas ninguém havia pensado (na possibilidade)”.

O dono do restaurante agora isolou o local para evitar que as pessoas pisem nos poços e pode construir um galpão para proteger ainda mais as pegadas, disse Xing, acrescentando que era um sinal bem-vindo de maior interesse científico entre o público.

“Se fosse 10 anos atrás, ninguém me enviaria fotos de dinossauros suspeitos (fósseis ou pegadas)”, disse ele. “Mas agora, recebo algumas de cidadãos normais e confirmo várias pegadas de dinossauros todos os anos.”

 



Source link

Get in Touch

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Related Articles

spot_img

Get in Touch

0FansLike
3,430FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Latest Posts