spot_imgspot_img

Exame/Ideia aponta vantagem de Lula sobre Bolsonaro: 44% contra 33%


Ciro aparece em terceiro (8%), seguido de Simone Tebet (4%)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém o primeiro lugar na disputa presidencial com 44% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 33%, de acordo com pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (21).

Já confirmado como candidato pelo PDT, o ex-governador Ciro Gomes manteve o terceiro lugar, com 8%. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) registrou 4% das intenções, seguida pelo deputado federal André Janones (Avante-MG), que pontuou 2%.

Quando o entrevistado é instado a dizer em quem deseja votar, mas sem ouvir as opções, Lula também é o mais citado, com 36%. Bolsonaro é mencionado por 30%. Ciro tem 3% e os demais registram 1% ou menos.

A pesquisa foi realizada entre 15 e 20 de julho, com entrevistas feitas por telefone com 1.500 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-09608/2022.

A evolução dos candidatos na sondagem

Na comparação com a sondagem anterior, de junho, Lula oscilou 1 ponto para baixo (de 45% para 44% agora) e Bolsonaro oscilou 3 (de 36% para 33%), ambos dentro da margem de erro.

Também dentro da margem de erro, oscilaram positivamente Ciro Gomes (de 7% para 8%), Simone (3% para 4%) e Janones (1% para 2%).

Luiz Felipe d’Avila (Novo) e Pablo Marçal (Pros) tiveram 1% das intenções cada um. Não atingiram 1% os pré-candidatos Vera Lúcia (PSTU), Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB) e José Maria Eymael (DC). Declararam votar em branco ou nulo 4% dos eleitores e 3% responderam que ainda não sabem em quem votar nas eleições de outubro.

Segundo turno da corrida presidencial

Nas simulações de segundo turno, Lula derrota Bolsonaro por 47% ante 37%. Lula vence nos demais cenários testados, contra Ciro e Simone.

Em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Ciro, o atual presidente fica numericamente a frente com 39% ante 35%, situação de empate técnico em razão da margem de erro.

Com conteúdo VALOR PRO, o serviço de informação em tempo real do Valor Econômico



Source link

Get in Touch

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Related Articles

spot_img

Get in Touch

0FansLike
3,434FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Latest Posts