spot_imgspot_img

Brasil tem 4 laboratórios aptos a detectar a varíola dos macacos, diz ministro da Saúde


No Brasil já foram confirmados 607 casos da varíola dos macacos| Foto: Pixabay

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (25) que o Brasil está preparado para lidar com o surto de varíola dos macacos, identificando e isolando os pacientes. Quatro laboratórios estão aptos a fazer o diagnóstico da doença: o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo; a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Minas Gerais; a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro; e o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No último sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência internacional para varíola dos macacos. Cerca de 16 mil casos (cinco deles fatais) já foram registrados em 75 países, muitos deles na Europa. O Brasil tem 696 casos confirmados até o momento, dos quais 506 no estado de São Paulo. No mesmo dia, o ministro informou que o Brasil está negociando a aquisição de vacina contra a doença com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

A varíola dos macacos é causada por um vírus e transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode se dar por meio de abraço, beijo, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo infectado. Não há tratamento específico, mas, de forma geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões. Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Gazeta do Povo





Source link

Get in Touch

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Related Articles

spot_img

Get in Touch

0FansLike
3,434FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Latest Posts