spot_imgspot_img

Sonda da Nasa encontra poços lunares com temperaturas “confortáveis”​ para seres humanos

O Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO, em inglês) da Nasa encontraram locais sombreados dentro de poços lunares com temperaturas “confortáveis”​ para seres humanos.

Segundo cientistas financiados pela agência, as temperaturas nesses pontos ficam em torno de 63 °F, cerca de 17 °C. Isso porque as sombras limitando o quão quente o local fica durante o dia e impede que o calor irradie à noite.

As cavernas e poços seriam locais “termicamente estáveis” para exploração lunar em comparação com áreas na superfície da Lua, que, de acordo com a Nasa, aquecem até 260 °F, aproximadamente 127 °C, temperatura no limite suportado pelo corpo humano.

Durante a noite, os termômetros na Lua batem -280 °F, em torno de -173 °C.

“A exploração lunar faz parte do objetivo da Nasa de examinar e entender o desconhecido no espaço, para inspirar e beneficiar a humanidade”, explica a agência sobre a importância desta descoberta.

Desde quando os poços foram descobertos, em 2009, os cientistas buscam saber se existiam cavernas que poderiam ser exploradas ou até usadas como abrigos.

Os locais também poderiam oferecer alguma proteção contra raios cósmicos, radiação solar e micrometeoritos.

Um dos cientistas do projeto, Noah Petro, do Centro de Voos Espaciais Goddard da Nasa, explicou que “saber que os poços criam um ambiente térmico estável nos ajuda a pintar uma imagem dessas características lunares únicas e a perspectiva de um dia explorá-las.”

Conforme divulgado pela Nasa, cerca de 16 dos mais de 200 poços são provavelmente tubos de lava colapsado.

A instituição explica que os tubos de lava, também encontrados na Terra, se formam quando lava derretida flui sob um campo de lava resfriada ou uma crosta se forma sobre um rio de lava, deixando um longo túnel oco.

Source link