spot_imgspot_img

NFTs: o que são e como funcionam?


Neymar, Madonna e Justin Bieber estão investindo nos tokens não fungíveis, certificados de propriedade de um ativo que não pode ser substituído nem compartilhado

O que Justin Bieber, Madonna e Neymar têm em comum? Milhões de fãs? Sim! Fama? Sim! Muito dinheiro? Sim! E NFTs!

Você já sabe o que é NFT? É a sigla pra tokens não fungíveis, um certificado digital. Parece coisa futurista demais pra cabeça, mas é simples. Vem comigo que te explico cada detalhe. NFTs, os tais tokens não fungíveis, são certificados de propriedade de um ativo que não pode ser substituído nem compartilhado. E eles têm a ver com o metaverso, um tema que tem bombado ultimamente, né?

Resumidamente, o metaverso é um conjunto de ambientes virtuais em 3D onde as pessoas podem conviver e que tem até um meio de pagamento famoso, chamado criptomoedas. É possível investir no metaverso de diversas formas e uma delas é o NFT. Dá pra comprar casas virtuais, obras de arte digitais, fotos, vídeos, áudios e até memes, usando esse certificado que valida quais versões são originais, impedindo a pirataria.

Os artistas mais antenados já sacaram que quem comprar primeiro pode se dar bem quando os artigos valorizarem e forem revendidos. A Madonna, por exemplo, tá vendendo obras em NFT por 245 mil reais pra doar o valor pra instituições de caridade. O Neymar pagou cerca de 6 milhões de reais em dois NFTs da coleção Bored Ape Yacht Club, uma das mais desejadas no metaverso.

Outro que tem apostado em NFT é o Justin Bieber, que gastou quase 7 milhões de reais adquirindo a ilustração do macaco triste da mesma coleção que encantou o Neymar.

É um investimento só para os ricos?

Só milionários investem em NFT? Não nã ni nã não! Mas é importante explicar que diferente da bolsa de valores, onde os ativos têm uma cotação, comprar NFT é como comprar obra de arte: você adquire e espera até o ativo valorizar pra revender.

E quem comprou o NFT no metaverso não virou o único a ter o direito de usar a obra de arte, nem o dono do direito autoral, mas, sim, o proprietário da versão original, sacou?

Saiba mais sobre NFTs no Glossário IF!



Source link

Get in Touch

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Related Articles

spot_img

Get in Touch

0FansLike
3,434FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Latest Posts