spot_imgspot_img

Inflação na zona do euro é recorde em julho


Índice de preços ao consumidor do bloco fechou 8,9% em julho

A economia da zona do euro na leitura preliminar desacelerou no segundo trimestre de 2022, com o Produto Interno Bruto (PIB) do bloco crescendo 0,7% ante o trimestre anterior , quando o PIB ficou em 0,5%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o PIB subiu 4%, superando a expectativa dos economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, de alta de 3,4%.

A Eurostat, a agência de estatísticas europeia, também publicou os dados de crescimento individuais dos países do bloco nesta sexta-feira. De acordo com a leitura preliminar, a Suécia teve alta de 1,4% no trimestre, liderando os crescimentos, seguida pela Espanha (1,1%) e Itália (1,0%).

A Letônia teve o maior declínio com queda de 1,4%, seguida de Lituânia (0,4%) e Portugal (0,2%). A Eurostat afirmou que a comparação anual de todos os países foi positiva.

Inflação na zona do euro

A inflação da zona do euro (CPI) subiu 8,9% em julho em relação a igual período do ano anterior, na leitura preliminar, acima dos 8,6% em junho, de acordo com o Eurostat, o serviço de estatística da União Europeia, em documento divulgado nesta sexta-feira (29). O resultado ficou acima do projetado por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, que previam que o indicador subisse 8,6%. Na margem, o CPI teve alta de 0,1%. Já o núcleo da inflação teve queda de 0,2% na margem e subiu 4,0% na comparação anual.

Segundo o Eurostat, a participação dos principais componentes da inflação da zona do euro no período deve ser dominada pelo setor de energia, com contribuição de 39,7% ante 42% em junho; seguido por alimentação, álcool e tabaco (9,8% ante 8,9% em junho); bens industriais não energéticos (4,5% face a 4,3% em junho) e serviços (3,7% ante 3,4% em junho).



Source link

Get in Touch

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Related Articles

spot_img

Get in Touch

0FansLike
3,434FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Latest Posts