spot_imgspot_img

Reduflação: ela está pesando no seu bolso?


Você pode até não saber do que se trata, mas sofre os impactos dela no bolso e no carrinho de compras

O malabarismo que nós, brasileiros, estamos fazendo todos os dias para viver minimamente bem, está cada vez mais difícil. Isso porque temos uma inflação que está deixando tudo muito caro. Só para você ter uma ideia, até as ações das empresas de varejo estão em queda na B3! Mas o assunto desse vídeo é como administramos uma certa parte da nossa vida financeira.

O que é reduflação?

A conversa aqui é sobre reduflação. Já ouviu falar disso? Você pode até não ter ouvido falar, mas com certeza está sofrendo com os impactos dela. É só parar para pensar nas suas idas às compras. Quando você vai ao mercado e a embalagem de alguns produtos foi reduzida, ficou com o conteúdo e o volume menores e o preço continua igual ou maior, significa que você está passando pela reduflação.

Recentemente, o Instituto Reclame AQUI fez uma pesquisa com quase 7 mil consumidores e constatou que quase 80% percebem que vem acontecendo um processo de ajuste das embalagens dos produtos. 90,3% reparam essa mudança no momento da compra, o que faz com que quase 63% desistam de comprar.

Diversos setores sofrem com o aumento da inflação

A grande sacada aqui é entender porque tudo isso está acontecendo e não achar que estamos sendo enganados e ponto final. Como toda história tem dois lados, vou contar tudinho para você. A tal da reduflação explica muito bem o momento econômico que estamos vivendo: um período de inflação que acaba pressionando a indústria a reduzir o tamanho dos produtos e manter os preços para conseguir sustentar seus custos de produção. E essa estratégia não está acontecendo só com o que a gente compra no mercado, não! Serviços, como TV por assinatura e internet, têm piorado e os pratos nos restaurantes estão menores.

Sim, todos nós estamos sofrendo as consequências econômicas da pandemia e, mais recentemente, da guerra na Ucrânia no mundo inteiro. Os investimentos no país caíram, os juros subiram para tentar conter a inflação, e o IPCA acumulado nos últimos 12 meses é de 11,73%, ou seja, não está fácil para ninguém. Por isso, esse fenômeno da reduflação está acontecendo cada vez mais.

Saiba mais sobre a reduflação no Papo de Finanças!



Source link

Get in Touch

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Related Articles

spot_img

Get in Touch

0FansLike
3,434FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Latest Posts