A capital Salvador e municípios no interior da Bahia enfrentam alagamentos e enxurradas após as fortes chuvas que atingiram o estado na madrugada dessa sexta-feira (26/1). Duas crianças morreram em um acidente de carro, no Recôncavo, e moradores ficaram desabrigados em função dos temporais.
Em alguns municípios, uma enxurrada se formou e invadiu casas. No Oeste do estado, prefeituras registraram mais de 600 desalojados. Ainda não há informações sobre feridos ou desaparecidos, e as cidades ainda calculam os estragos causados pelas chuvas.
Na capital baiana, algumas das principais vias registraram alagamentos, como a Avenida Paralela, Bonocô e Juracy Magalhães. Redes elétricas foram danificadas em razão da força da água, e a travessia marítima Salvador-Mar Grande foi suspensa por conta das más condições de navegação.
Neste sábado, o céu permanece nublado na capital, com chuvas fracas a fortes e alertas para risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
Em nota, a Defesa Civil informou que “está monitorando os municípios baianos atingidos pelas fortes chuvas das últimas horas, e desenvolvendo ações de resposta imediata para minimizar os impactos sofridos pelas populações afetadas”.
“De antemão, a Defesa da Bahia confirma a veracidade de dois óbitos, ocorridos em Elísio Medrado, após o carro em que estavam cinco pessoas ter sido arrastado pela correnteza do rio.”
Situação de emergência
Em todo o estado, 12 municípios registraram situação de emergência, de acordo com informações da Defesa Civil. São eles:
- Brumado
- Medeiros Neto
- Cícero Dantas
- São Miguel das Matas
- AnagéWanderley
- Ilhéus
- Cravolândia
- Muquém de São Francisco
- Cotegipe
- Ubaíra
- Mutuípe
O Rio Cachoeira, que passa pelas cidades de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, subiu mais de seis metros. Nas cidades, foram registrados deslizamentos de terras. Em Guaratinga, outro município da região, três pontes caíram.
Em Muquém, moradores reclamam da falta de energia e água potável. Outros municípios também enfrentam dificuldades em função de estruturas danificadas por conta dos temporais.
Nenhum comentário: