O coronel Jorge Henrique da Silva Pinto, da Polícia Militar, teve exoneração publicada no Diário Oficial do Distrito Federal nesta sexta-feira (26/1). Ele estava na Comunicação da PMDF, e fazia parte da Inteligência no 8 de Janeiro.
A exoneração retira o coronel Jorge Henrique do cargo de chefe do Centro de Comunicação Social do Comando-Geral da Polícia Militar do DF. No 8/1, ele era coordenador de Assuntos Institucionais da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).
Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, em março de 2023, o coronel disse que a Inteligência da PMDF chegou a avaliar as manifestações marcadas para 8 de janeiro como atos de “nível de risco baixo”.
O ex-coordenador de Assuntos Institucionais da Subsecretaria de Inteligência fez ao menos sete avisos antes dos atos extremistas. Em 7 de janeiro de 2023, o coronel enviou mensagens de alerta em um grupo com autoridades da Segurança Pública sobre a chegada à capital federal de bolsonaristas com intenção de compor o movimento chamado “Tomada do Poder”.
Nenhum comentário: