Cerca de 1.250 homens da Marinha, Receita e Polícia Federal estão intensificando a segurança nos portos de Santos, em São Paulo, do Rio de Janeiro e de Itaguaí, ambos no estado fluminense. É a Operação Tridente, iniciada nesta quarta-feira (31) e que está de olho na segurança neste período pré-carnaval e também faz parte do decreto de Garantia da Lei e da Ordem, em andamento desde novembro do ano passado.
As ações estão sendo intensificadas para combater o tráfico de drogas, armas e condutas ilícitas neste período.
Os agentes inspecionam bagagens e passageiros dos navios com a ajuda de cães farejadores e reforçam a fiscalização nas embarcações suspeitas nos acessos aos três portos. Quem explica é o capitão de mar e guerra Ellington, comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste.
De acordo com a Marinha, esta operação também faz parte da Operação "Lais de Guia", que mantém ações preventivas de controle e patrulhamento dos Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí e Santos. Tudo para coibir o crime organizado e impedir o acesso de organizações criminosas aos pontos estratégicos de escoamento de mercadorias na região.
Nenhum comentário: