Por: Kelven Junio
A partir desta segunda-feira (27/5) até o dia 7 de junho, os estudantes de todo o Brasil poderão realizar suas inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Porém, no Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública no estado, um calendário estendido será divulgado posteriormente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As provas estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro deste ano. Para efetuar a inscrição, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.
Na última sexta-feira (24), foram divulgados os resultados dos recursos referentes à isenção da taxa de inscrição, assim como os recursos sobre as justificativas de ausência no Enem 2023, especialmente para candidatos que estavam isentos da taxa e faltaram às provas
A taxa de inscrição para o Enem 2024 custa R$ 85 e o pagamento poderá ser efetuado até o dia 12 de junho. No entanto, os moradores do Rio Grande do Sul também terão isenção dessa taxa, conforme informado pelas autoridades competentes.
Desde sua criação em 1998, o Enem tem sido um importante instrumento de avaliação do desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, além de ser uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil. Os resultados do exame são utilizados para ingresso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), instituições privadas e até mesmo em universidades de outros países de língua portuguesa que possuam acordo com o Brasil.
Além disso, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar do Enem na condição de treineiros, buscando autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica. Esteja atento aos prazos e não perca a oportunidade de participar desta importante etapa em sua jornada educacional.
Nenhum comentário: