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GDF Institui Grupo de Trabalho para Regulamentar Plano Diretor de Publicidade no DF

Por: Jornalista Kelven Andade

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou hoje (21/06), a criação de um grupo de trabalho destinado a discutir e propor a regulamentação do Plano Diretor de Publicidade no Distrito Federal. A iniciativa surge após o governador Ibaneis Rocha vetar o Projeto de Lei nº 985/2024, que buscava regular a veiculação de publicidade em prédios no Plano Piloto, Cruzeiro, Candangolândia, Lago Sul, Lago Norte e em vias do DF, devido ao vício de iniciativa.

Segundo a Lei Orgânica do Distrito Federal, é prerrogativa exclusiva do governador a iniciativa de leis que tratam do plano diretor de ordenamento territorial, uso e ocupação do solo, e outros planos urbanísticos. O veto foi embasado em jurisprudências do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que reforça a necessidade de respeitar essa reserva de iniciativa legislativa.

O Projeto de Lei vetado, apresentado por parlamentares da Câmara Legislativa do DF, propunha alterações na Lei nº 3.035/2002, que regula o Plano Diretor de Publicidade das regiões mencionadas. Em resposta, o GDF demonstrou boa vontade em continuar o debate sobre o tema, estabelecendo o Grupo de Trabalho que terá a missão de elaborar uma nova proposta de regulamentação.

Coordenado pela Secretaria de Governo, o grupo contará com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Brasília Ambiental), Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô/DF) e do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF). A previsão é que o grupo opere por 90 dias.

O secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, destacou a importância da iniciativa: “Este decreto tem como objetivo criar um grupo de trabalho multiparticipativo, com todas as áreas do governo envolvidas, para que possamos apresentar quais são os parâmetros e as condições para regular a questão dos engenhos publicitários no Distrito Federal, tanto nas administrações regionais como na área tombada”, afirma o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo.

Durante os próximos três meses, o grupo de trabalho realizará consultas públicas e debates internos para consolidar uma proposta de regulamentação que seja amplamente discutida e aceita pela comunidade e pelos órgãos envolvidos. A expectativa é que as novas diretrizes proporcionem maior clareza e segurança jurídica para o setor publicitário no DF, garantindo a preservação ambiental e a harmonia urbanística.

GDF Institui Grupo de Trabalho para Regulamentar Plano Diretor de Publicidade no DF GDF Institui Grupo de Trabalho para Regulamentar Plano Diretor de Publicidade no DF Reviewed by SANTOS CAMPOS on junho 21, 2024 Rating: 5

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