A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) promove serviços de manutenção continuada em 14 unidades de saúde em todo o Distrito Federal. O investimento é de cerca de R$ 13 milhões.
“A manutenção desses equipamentos tem de ser feita mensalmente para que não haja prejuízo, não somente para o governo, mas principalmente para quem vai buscar esses remédios”
Antônio Taumaturgo, assessor da Diretoria de Edificações
Os serviços prestados têm foco na manutenção dos sistemas de climatização dos hospitais — o que envolve revisão e troca de aparelhos de ar-condicionado —, assim como na revisão, manutenção e readequação de câmaras frias — responsáveis pelo armazenamento de insumos e medicamentos — e de câmaras mortuárias.
“Dentro de algumas câmaras frias, há medicamentos que custam mais de R$ 100 mil e eles precisam de uma conservação adequada. Então, a manutenção desses equipamentos tem de ser feita mensalmente para que não haja prejuízo, não somente para o governo, mas principalmente para quem vai buscar esses remédios”, explicou o assessor da Diretoria de Edificações (DE) da Novacap, Antonio Taumaturgo.
As instituições beneficiadas pelos serviços incluem oito hospitais regionais (Gama, Guará, Brazlândia, Samambaia, Taguatinga, Paranoá, Ceilândia e o Bloco Materno Infantil do Hospital Regional de Sobradinho. Além disso, também estão incluídos a Central de Radiologia de Taguatinga, o Hospital São Vicente de Paula, a Policlínica de Taguatinga, o Hospital Materno Infantil de Brasília e as edificações pertencentes ou sob responsabilidade da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF).
Por demanda da SES/DF, que estabeleceu um termo de cooperação, a Novacap ficou responsável pela realização das licitações, contratação de empresas terceirizadas para a realização dos serviços e execução deles junto a essas empresas. Enquanto isso, a pasta realiza a transferência dos recursos de verba para a Novacap.
“A Secretaria de Saúde poderia fazer as contratações diretamente, mas devido ao nível de excelência e do grau de expertise do nosso corpo técnico — principalmente, nesse caso, dos engenheiros mecânicos —, ela demandou a nós que realizássemos essas contratações e executássemos esses serviços. Somos extremamente qualificados para esse tipo de trabalho”, contou o chefe da Divisão de Fiscalização da DE da Novacap, Marcelo Galimberti.
Devido à natureza contínua desses serviços, os contratos são renovados anualmente, com um limite máximo de cinco anos. Contudo, são serviços que necessitam ser realizados periodicamente, visando garantir a qualidade e continuidade do funcionamento das instituições.
Outros serviços
Além dos serviços realizados nas unidades de Saúde, a DE da Novacap também trabalha na prestação de serviços de manutenção continuada de sistemas de climatização sob demanda da Casa Civil do DF.
O contrato estabelece a realização dos serviços no Palácio do Buriti e edifício anexo, na Diretoria de Frotas, na Residência Oficial em Águas Claras e na residência oficial da vice-governadora.
Outros contratos, de serviços de manutenção de elevadores, se encontram parados e sob o aguardo de regularização para prosseguimento. Esses trabalhos serão realizados em alguns hospitais, assim como na Casa de Cultura de Planaltina, no Palácio do Buriti, na Escola de Governo e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
*Com informações da Novacap
Nenhum comentário: