Os produtores rurais da Região Norte do Distrito Federal (DF) agora contam com um espaço amplo, confortável e seguro para expor os seus produtos. O novo Empório Rural do Colorado, na DF-150, foi entregue pelo governador Ibaneis Rocha, neste sábado (5), e vai beneficiar mais de 30 produtores, além da população em geral que frequenta a região. O espaço dispõe de 20 boxes para a venda de itens diversos, como hortifruti e queijos, oriundos da agricultura familiar. No mesmo dia, o chefe do Executivo assinou a Ordem de Serviço para dar início às obras de pavimentação da DF-205, na Fercal.
“Por conta de uma decisão judicial, nós tivemos que remover o Empório do local onde ele funcionava, ali na BR-020, e tivemos que encontrar uma outra solução. Estivemos hoje junto com os emporistas, todos eles muito felizes por ter um ambiente decente, onde vão poder expor e vender os seus produtos, dando mais condição financeira para todos eles, para que possam investir cada vez mais na terra”, destacou o governador.
A construção do Empório Rural do Colorado teve um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, proveniente de emenda parlamentar do deputado distrital João Cardoso. O espaço tem uma área de 741 m², dividida em 18 boxes destinados à venda de produtos diversos, como frutas, verduras, legumes, laticínios e artesanato, além de dois boxes para lanchonetes. “Hoje, o Governo do Distrito Federal traz, de fato, um equipamento não só funcional, mas muito bonito, que tem atraído a atenção da população aqui do Grande Colorado, dos consumidores. Isso é extremamente importante, porque, além da produção aqui na região, está fortalecendo o comércio, gerando emprego, girando a economia e isso, de fato, é o que fortalece o agro do DF”, reforçou o secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno.
Conforto e otimismo
Antes da conclusão da nova estrutura, os produtores enfrentavam dificuldades para expor e vender suas mercadorias. “A gente se dividia para comprar tendas e alugar banheiros químicos para montar a nossa própria feira. Era um desconforto enorme, porque fazia muito calor e, quando chovia, pegava água na gente e nos clientes. O trabalho começava na sexta de manhã, para montar tudo, e terminava domingo à tarde. Era muito cansativo, desgastante e insalubre. Muitos clientes sofriam com isso, além de nós”, lembrou o produtor rural Pedro Sena.
Agora, a expectativa é de um aumento na clientela com a inauguração do novo espaço mais moderno, seguro e confortável erguido por este Governo do Distrito Federal. Localizado na rota de ligação com os condomínios do Grande Colorado, Fercal, Lago Oeste, Sobradinho e Planaltina, o Empório Rural promete impulsionar ainda mais a comercialização dos produtores locais.
“O meu otimismo é aumentar entre 40 a 50% das minhas vendas. Agora, temos uma área de fácil acesso, com muito movimento, e um estacionamento, o que facilita bastante. Tem muitos clientes que não frequentavam a feira improvisada antes, mas que já falaram que passarão a vir aqui no novo Empório. Isso vai ajudar a melhorar a nossa renda”, ressaltou Sena.
O otimismo também é grande por parte da produtora Silvana Aparecida. “Estrutura maravilhosa, muito bonita, muito ventilada, o ponto ficou excelente. Todos, nós, feirantes e clientes, estamos adorando. Com certeza vai aumentar as vendas. Esse é um ponto estratégico, aqui vem Sobradinho, vem os condomínios, Fercal, Sobradinho II. O ponto ficou maravilhoso.”
Pavimentação da DF-205
Durante a inauguração do Empório, o governador Ibaneis Rocha assinou a Ordem de Serviço para dar início às obras de pavimentação de mais um trecho da DF-205, na Fercal. O investimento de R$ 5,9 milhões por parte do Governo do Distrito Federal vai levar asfalto às 10 mil pessoas que moram nas comunidades Boa Vista, Catingueiro, Ribeirão e Córrego do Ouro. A execução dos trabalhos vai gerar cerca de 100 empregos.
Tocada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), a pavimentação será feita entre o km 9 e km 11, totalizando asfalto novo em um trecho aproximado de 2 km. Além disso, o local vai receber os serviços de terraplenagem, drenagem, sinalização horizontal e vertical e construção de ciclovia. Os trabalhos também vão beneficiar cerca de 40 mil motoristas que transitam pela via diariamente. “Ali tem vários núcleos rurais que precisavam realmente desse asfalto para poder sofrer menos poeira com lama”, enfatizou o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior.
“A DF-205 a gente já vem trabalhando nela desde o primeiro ano do mandato. Fizemos primeiro um trecho de aproximadamente 5 km e agora a gente vai estender um pouco mais, melhorando a qualidade de vida daquela população que mora naquela região e dando mais condições para a produção também ser escoada”, arrematou o governador Ibaneis Rocha.
Nenhum comentário: