"/>" title="banner-title"/>

Bombeiros do DF partem para missão de resgate subaquático em Minas Gerais






Em mais um compromisso de ajudar a quem precisa, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) embarcou neste sábado (11) para uma nova missão a fim de apoiar ações de busca e resgate, desta vez no município de São José da Barra, em Minas Gerais. Ao todo, seis militares especializados em operações subaquáticas, deixaram a base do Grupamento de Busca e Salvamento do DF, às 13h, em duas viaturas, rumo ao destino para ajudar nas buscas de um veículo e uma vítima submersos no reservatório de Furnas. O tempo de viagem é de aproximadamente 10 horas.



A partida da equipe acontece um dia após oito militares regressarem de um resgate de vítimas da queda de uma ponte entre o Tocantins e o Maranhão. “Para nós é uma alegria cumprir mais uma missão. Somos uma corporação preparada, treinada, tranquila e sempre comprometida. Então quando nos chamam, para nós é uma alegria, é uma troca de conhecimento e de aprendizado para poder ajudar”, declarou o comandante do Corpo de Bombeiros do DF, Leonardo Raslan.


Segundo o chefe da corporação, a missão foi solicitada pelo governo de Minas Gerais para auxiliar na localização de um veículo e uma vítima submersos no reservatório de Furnas, uma das maiores represas do estado. “Eles entraram em contato direto com o nosso quartel para pedir essa ajuda e já levantaram que nós tínhamos o equipamento próprio para a missão”, contou Raslan. A operação visa realizar varreduras detalhadas nas profundezas da água, que chegam a 60 metros no local, com a ajuda de um sonar de alta tecnologia, capaz de realizar varreduras subaquáticas detalhadas.


A partida da equipe acontece um dia após oito militares regressarem de um resgate de vítimas da queda de uma ponte entre o Tocantins e o Maranhão | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília


Prontidão e serviço


Presente na última missão entre os estados do Tocantins e do Maranhão, o subtenente Danilo Brites viaja novamente com nova equipe para atuação na atividade com o sonar de varredura lateral, que é referência na capital federal. “A equipe de Minas Gerais resolveu fazer esse convite para nós, porque já estão a quatro ou cinco dias tentando localizar um veículo dentro de um lago, que é enorme. Então é bem vinda a atividade do sonar e nós vamos levar essa tecnologia para que eles possam também ter conhecimento e ajudá”, garante.



O profissional se diz sempre de prontidão para ajudar: “A gente acaba dando prioridade para o trabalho, porque sabe que lá terá pessoas que precisam e que vão valorizar nosso serviço”, relata. “Cada evento traz uma novidade e a gente acaba trazendo isso para dentro da nossa corporação e aprimorando um conhecimento técnico”, acrescenta Brites.


Única mulher do grupo, a sargento Bruna Berteli está a caminho da sua segunda missão com o Grupamento de Busca e Salvamento do DF. “Participei ano passado em uma busca em Corumbá e estou muito feliz de estar representando a corporação mais uma vez”, declara. O treinamento constante do grupo mantém a segurança e a cabeça tranquila para atuar em situações de risco. “Durante o nosso dia a dia, sempre temos a reciclagem de todo o conhecimento que obtivemos para estar sempre em condições de socorrer quando for preciso”, garante Bruna.


A missão tem duração prevista até o dia 18 de janeiro, com retorno da equipe após a conclusão das buscas.


11/01/2025 - Bombeiros do DF partem para missão de resgate subaquático em Minas Gerais










Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/bombeiros-do-df-partem-para-missao-de-resgate-subaquatico-em-minas-gerais/?fsp_sid=52300
Bombeiros do DF partem para missão de resgate subaquático em Minas Gerais Bombeiros do DF partem para missão de resgate subaquático em Minas Gerais Reviewed by SANTOS CAMPOS on janeiro 11, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário:



RANDOM / BY LABEL (Style 1)

label: 'random', num: 6, showComment: true, showLabel: true, showSnippet: true, showTime: true, showText: 'Show All'
Tecnologia do Blogger.