Nilton Tubino, chefe da Casa de Governo, gabinete instalado em Boa Vista para coordenar o trabalho dos órgãos da União em Roraima, faz um balanço das operações, às 19h, no Canal Gov
Há dois anos, a invasão de garimpeiros na Terra Indígena (TI) Yanomami, em Roraima, provocou crimes ambientais, desnutrição, doenças e mortes. Em 2023, o Governo Federal recém-empossado declarou Emergência Sanitária e deu início a uma grande operação para expulsar invasores da terra indígena. Para falar sobre as ações federais, o programa A Voz do Brasil, desta segunda-feira (20/1), recebe o chefe da Casa de Governo, Nilton Tubino, para entrevista ao vivo, a partir das 19h.
A Terra Indígena Yanomami (TIY), é considerada a maior reserva indígena do Brasil, abrigando cerca de 27 mil pessoas. Em dois anos de operação, o Governo Federal alcançou a redução de 91% dos garimpos consolidados e de 95,76% na abertura de novos garimpos; distribuiu mais de 144 mil cestas de alimentos e liberou R$ 1,7 bilhão em créditos extraordinários. Além disso, as ações reduziram 68% dos óbitos por desnutrição no primeiro semestre de 2024 em comparação a 2023.
Leia também:
• Operação Yanomami derruba garimpo, ergue infraestrutura e salva vidas
• Ações federais garantem proteção, cidadania e preservação na maior terra indígena do país
Saiba mais sobre o assunto! Acompanhe a edição da Voz do Brasil desta segunda-feira, a partir das 19h. Confira pelas emissoras de rádio de todo o País ou pelo YouTube do Canal Gov.
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/dois-anos-de-acoes-na-terra-yanomami-e-destaque-da-voz-do-brasil-desta-segunda-20/?fsp_sid=67734
Nenhum comentário: