Centro de Zoonoses do DF se mantém como referência 40 anos depois de sua fundação – Agência Brasília
Centro de Zoonoses do DF se mantém como referência 40 anos depois de sua fundação – Agência Brasília
imagem13-07-2019-13-07-26
imagem13-07-2019-13-07-26
Zoonoses oferece a vacina antirrábica durante todo o ano, de forma gratuita | Fotos: Vinícius de Melo / Agência Brasília

 

Ao contrário do que alguns imaginam, o serviço do Centro de Controle de Zoonoses do Distrito Federal é primordial para a continuidade da vida saudável dos animais domésticos abandonados. Só no ano passado, foram 313 caninos observados pela Zoonoses e 81 felinos tratados e adotados por meio do Centro, criado em 1978. Além do importante trabalho de controle de doenças como a raiva, febre amarela, leishmaniose, leptospirose e hantavirose, a Zoonoses oferece a vacina antirrábica durante todo o ano, de forma gratuita.

Além dos animais vertebrados a zoonoses é responsável pelos animais sinantrópicos (pombos, ratos e morcegos). E dispõe de um laboratório de referência em diagnostico para raiva e leishmaniose. O teste é disponibilizado de forma gratuita e o resultado sai em apenas 15 minutos.

“Quando o animal chega até nós e é descartado qualquer vínculo zoonótico [ou seja, que possam oferecer risco à saúde pública], ele é automaticamente disponibilizado para adoção. Ele fica aqui o tempo que for necessário. Não tem um prazo para ser eutanasiado”, afirma o gerente de Vigilância Ambiental e médico veterinário Jadir Costa Filho. “Apenas aqueles cães que chegam com sofrimento e estão positivos para alguma zoonose são submetidos à eutanásia”, explica.

Desde o ano de 2013 a Zoonoses não realiza mais o trabalho ostensivo de recolhimento de cães na rua. “Antes, existia a cultura de que qualquer tipo de animal era recolhido por nós, o que não é feito mais há muitos anos. Isso incentivava a posse irresponsável das pessoas”, acrescenta o gerente de Vigilância Ambiental.

O Centro de Controle de Zoonoses só recebe animais agressores com vítima (para observação de raiva), animais com vínculo zoonótico ou mediante determinação judicial.

Saiba em que circunstâncias entrar em contato com a Zoonoses

– Vacinação de cães e gatos contra raiva (durante todo o ano, e não apenas na campanha)– Recolhimento de morcegos adentrados na residência– Visita técnica para avaliação e recomendações sobre morcegos na residência– Recolhimento de macacos e micos mortos– Visita técnica para avaliação e recomendações sobre pombos na residência– Visita técnica para avaliação sobre roedores na residência e possíveis providências– Recolhimento de cães e gatos importância em saúde pública ou com vínculo zoonótico

Para ter acesso a esse serviço, você pode ir pessoalmente ao Centro de Controle de Zoonoses ou entrar em contato por meio do telefone (61) 2017-1342.

Como adotar

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode ir até a Zoonoses e adotar um cãozinho ou gatinho. Basta assinar um termo de responsabilidade e apresentar comprovante de endereço e documento de identidade. O animal já vai sair da Zoonoses vacinado e com o teste de leishmaniose negativo.

Galeria de Fotos

O trabalho da Zoonoses no Distrito Federal

Conteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade