Crivella divulga balanço da primeira de operação no Centro do Rio
Crivella divulga balanço da primeira de operação no Centro do Rio
Crivella divulga balanço da primeira de operação no Centro do Rio
Crivella divulga balanço da primeira de operação no Centro do Rio
Crivella divulga balanço da primeira de operação no Centro do Rio

Crivella divulga balanço da primeira de operação no Centro do Rio
Crivella divulga balanço da primeira de operação no Centro do Rio

Operação de ordenamento urbano acontece há uma semana no Centro da cidade do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) anunciou na tarde de segunda-feira (19) o balanço sobre a operação de ordenamento urbano que acontece há uma semana no Centro do Rio. A iniciativa promoveu até o momento, entre outros dados, o mapeamento de 371 pessoas em situação de rua com o acolhimento de 53 delas; a apreensão de 12 facas, cinco barras de ferro e de três tesouras; a detenção de um foragido da Justiça, encaminhado à 5ª DP (Centro); a abordagem de 201 ambulantes irregulares e o recolhimento de 22 toneladas de lixo e entulho. Durante reunião promovida no Palácio da Cidade com diversos de seus secretários, o prefeito anunciou que a iniciativa será prorrogada durante essa semana no Centro e também estendida para outras áreas da cidade.

“Estamos trabalhando muito a região do Centro. A operação continua nessa semana no mesmo ritmo: abordando a população de rua, tapando buracos, consertando calçadas, trocando lâmpadas etc. A ação será estendida e também levada para outras áreas da cidade”, anunciou o prefeito.

Durante toda a semana passada, equipes de diversos órgãos municipais atenderam demandas como limpeza, reparo de calçadas e da iluminação, combate ao comércio irregular, poda de árvores e recuperação de monumentos públicos. Um dos principais pontos de atuação foi a abordagem da população em situação de rua, a primeira após a publicação do Decreto nº 46.314, do último dia 2 de agosto. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos percorreu as ruas do Centro com assistentes, pedagogos e psicólogos, encaminhando diversas pessoas para abrigos públicos e para o Hospital Souza Aguiar.

“Com a nova lei, temos o dever de identificar o usuário de drogas que apresente risco para a sua própria vida ou para alguém. Com a palavra de um médico ou de um familiar, aí sim poderá haver a internação involuntária”, afirmou o prefeito.

A operação da semana passada envolveu diversos órgãos municipais como as secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Ordem Pública, Infraestrutura e Habitação e Saúde, a Coordenadoria de Controle Urbano, a Comlurb, a RioLuz, a Guarda Municipal e a Superintendência do Centro. A ação, que começou no entorno do Largo do Carioca e foi estendida para todo o Centro, contou ainda com o apoio da Polícia Militar.

A operação foi determinada pelo próprio prefeito em uma reunião com seu secretariado. Toda a região foi mapeada e os principais problemas de cada uma de suas áreas identificados. Para dar apoio à operação, uma base da Guarda Municipal foi instalada no Largo da Carioca e lá ficará estacionada até o final dos trabalhos.

A Prefeitura do Rio de Janeiro foi a primeira do país que se reuniu com o governo federal para tratar da implementação da nova legislação federal que autoriza a internação compulsória de usuários de drogas. No último dia 8, o prefeito e o ministro da Cidadania, Osmar Terra, discutiram no Palácio da Cidade ações conjuntas para acolher esses usuários, além de políticas de prevenção e também de segurança que contariam ainda com a participação do estado.

No início do mês, o Diário Oficial do Município publicou decreto do prefeito determinando como deveria ser a assistência a pessoas em situação de rua e com orientações para a recuperação de dependentes de drogas. O texto estabelece regras e condições de acolhimento e também para internações voluntárias e involuntárias. A Lei Federal 13.840, que altera pontos do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e autoriza a internação involuntária, foi sancionada em junho deste ano pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Números da operação no Centro da Cidade – primeira semana

SMASDH – Pessoas em situação de rua

Mapeados: 371 Abordados: 133 Acolhidos: 53 Encaminhados ao Hospital Municipal Souza Aguiar: 3

Comlurb

Resíduos: 22 toneladas recolhidas Podas de árvores: 38 Remoção de árvores: 2 Instalação de papeleiras: 30 Troca de papeleiras: 13 Remoção de pichação: de 86 mobiliários urbanos

Secretaria Municipal de Fazenda/ CDU – Comércio ambulante irregular

Ambulantes irregulares abordados: 201 Ambulantes regulares abordados: 29 Autos de apreensões lavrados: 31 Notificações: 6 Apreensões: 787 itens, incluindo estruturas de barracas, carrocinhas, tabuleiros, além de bebidas, alimentos, brinquedos e diversos materiais Mercadorias descartadas: 130

Guarda Municipal / Seop

Um detido Apreensão de 12 facas, 5 barras de ferro e 3 tesouras Efetivo empregado: 400 GMs e 65 viaturas Veículos reboques: 37

Seconserva

Limpeza de ralos: 50 Rede de drenagem: 150 metros recuperados Buracos reparados: 70 Reparo de calçamento (pedra portuguesa): 80 metros quadrados Reparos em rampa de acesso: 10 metros quadrados

Rio Luz

Trocas de lâmpadas: 130 Instalação de projetores: 10 Restabelecimento de circuito: 4 Instalação de cabo: 80 metros Troca de reatores e de tampão articulado: 6 Ligações clandestinas encontradas: 10

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro Foto: Marcos de Paula

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Relacionado

Comentários

Atenção! Os comentários do Jornal Fogo Cruzado DF são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios podem ser denunciados por outros usuários, acarretando até mesmo a perda da conta do Facebook.

imagem20-08-2019-19-08-10
imagem20-08-2019-19-08-10
Conteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade