Curta metragem produzido em Petrolina é selecionado para participar de festival de cinema na Espanha
Curta metragem produzido em Petrolina é selecionado para participar de festival de cinema na Espanha

Nuvem Negra cartaz
Nuvem Negra cartaz

O Vale do São Francisco tem expressão internacional, especialmente pela exportação de frutas e outros produtos originários da região, mas agora também exporta cultura. Um curta-metragem, produzido em Petrolina, pode levar o nome da região para a cidade de Marbella, na Espanha, que sediará no mês de outubro o 14º Festival de Cinema de Marbella, principal projeto do New World Trust – organização criada para fornecer suporte a artistas talentosos em todo o mundo.

Estão sendo selecionados curtas-metragens produzidos nos últimos 18 meses, em diversos países. O filme ‘Nuvem Negra’, inspirado no conto “O Instante da Nuvem Negra”, do escritor petrolinense Bruno Liberal e dirigido pelo diretor Flavio Andrade, foi um dos selecionados para a competição. O curta narra a história de um personagem que lida com a solidão e isolamento em meio a relações familiares. A obra é protagonizada pelo crítico cinematográfico e ator, Jean-Claude Bernardet.

Esta é a terceira indicação que Nuvem Negra recebe para exibição em festivais. Recentemente o curta participou do 42° Festival de Cinema de Guarnicê, em São Luís (MA), no mês de junho, um dos mais tradicionais e antigos festivais do cinema brasileiro. O curta participou da mostra competitiva nacional, juntamente com mais 17 curtas-metragens de todo Brasil. Outra seleção foi para o 2° FECSTA (Festival de Cinema de Santa Tereza), em agosto, na cidade de Santa Tereza (ES), na mostra de competição nacional de curtas-metragens.

Recursos

Nuvem Negra foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura (Funcultura) na categoria ‘Revelando Pernambuco’ e vem tendo reconhecimento nacional e internacional.  Para a participação no Festival de Cinema de Marbella a produção do filme conta com o apoio de incentivadores que invistam no potencial cultural da obra.

O diretor Flavio Andrade enfatiza que a produção contou, majoritariamente, com a participação de profissionais do Vale do São Francisco, fato que evidencia o crescimento exponencial da produção cinematográfica na região. Ele destaca também que a exibição do curta em um festival internacional fortalece toda a cadeia cultural de Petrolina, de Pernambuco e do Brasil. “Ter um filme feito na região  exibido na Europa só vem engrandecer e impulsionar esse momento de notoriedade do cinema local. É de suma importância, também, para dar visibilidade cultural para uma cidade que padece de recursos voltados para esse propósito, mas que possui um grande anseio por cultura e arte. Essa janela poderá abrir portas para novos realizadores, novas produções e oportunidades para pessoas que desejam entrar nesse mercado“, argumenta Flavio.

Empresas, empresários e iniciativas que tenham interesse em participar do financiamento para a participação do curta no Festival de Marbella podem entrar em contato com o número (87) 9 8809-9352.

Sinopse

Nuvem Negra é um filme denso, que busca transmitir o sentimento de angústia e isolamento do personagem denominado como ‘O Velho’, que trata-se do patriarca de uma família , onde estão reunidos para um jantar. Sua narrativa é construída em torno de imagens simbólicas e a utilização de elementos da linguagem cinematográfica, não somente para narrar uma ação, mas para provocar no espectador uma sensação próxima ao que personagem está sentindo, por essa razão é um filme que necessita de uma imersão maior por parte do público, sem que o mesmo busque um entendimento a priori, para que possa realmente ter uma experiência sensorial e uma reflexão sobre o tema. Com a colaboração de Thirza Santos/para o Blog.