8 Aplicativos para idosos: muito úteis e fáceis de mexer

0
25
8 Aplicativos para idosos: muito úteis e fáceis de mexer
8 Aplicativos para idosos: muito úteis e fáceis de mexer

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há mais de 30 milhões de pessoas que fazem parte da terceira idade, ou seja, acima dos 60 anos. É um número considerável com relação aos quase 211 milhões de habitantes no país. Isso quer dizer que boa parte desses idosos está acompanhando a evolução social e, com isso, está gostando de fazer parte da revolução tecnológica, ainda que aos poucos. É por esse motivo que há cada vez mais aplicativos para idosos.

Veja também: melhores esportes para idosos

Aplicativos para facilitar e melhorar a terceira idade

oito opções de aplicativos para idosos
oito opções de aplicativos para idosos
Crédito: Freepik

Os aplicativos para idosos são voltados para diferentes finalidades: encontrar uma companhia, monitorar a saúde, lembrar dos remédios, jogos para exercitar a mente, aulas fáceis de idiomas, sugestões de atividades novas e muito mais. Todos eles têm as características de serem ainda mais intuitivos, estimulando o interesse de quem é totalmente novo no mundo das tecnologias. Veja alguns bons exemplos e escolha alguns para baixar no seu smartphone.

1. Rádio saudade

Já que hoje em dia os aparelhos de rádio estão escassos, os idosos podem relembrar suas canções preferidas das décadas de 1950, 60 e 70 baixando o aplicativo Rádio Saudade e escolhendo uma rádio para deixar tocando durante o dia no seu celular.

Clique aqui para baixar o aplicativo Rádio Saudade.

2. Last Pass

Esse é um dos bons aplicativos para idosos porque ajuda a todos os esquecidos que volta e meia esquecem suas senhas de acesso a e-mail, redes sociais, bancos, cartões e tudo mais. Como esse esquecimento se torna mais rotineiro na terceira idade, o aplicativo Last Pass surge como uma forma de manter todas as suas senhas escritas e organizadas, e só você pode acessar para vê-las quando esquecer de alguma.

Clique aqui para baixar o aplicativo Last Past e ver como funciona.

3. iDosos

A função desse aplicativo é ajudar os idosos a entenderem como funcionam as funções básicas dos celulares modernos. Quando você está mexendo no seu celular e não entende para que servem algumas funções, pode procurar pelo nome da função nesse aplicativo e ouvir tutoriais explicativos, em áudio, para entender para que serve aquela função e como mexer nela.

Clique aqui para baixar o aplicativo iDosos.

4. Duolingo

Esse aplicativo é muito utilizado por pessoas de todas as idades que desejam aprender a falar inglês, espanhol, alemão ou francês. É um aplicativo bem fácil de usar e que oferece exercícios para o usuário ir fazendo e evoluindo sempre que quiser. Para os idosos que desejam aprender algo novo de forma simples, seja para treinar a mente, viajar ou adquirir novos conhecimentos mesmo, é uma ótima opção. É grátis.

Clique aqui para baixar o aplicativo Duolingo.

5. Cody Cross

Gosta de palavras cruzadas? Então pode fazê-las usando o seu aparelho celular, sem precisar carregar o caderninho e a caneta por aí. É um ótimo passatempo que também ajuda a manter a memória e os conhecimentos gerais afiados.

Clique aqui para baixar o aplicativo Cody Cross.

6. Caixa de Remédio

Para os idosos que tomam medicação todos os dias, esse aplicativo funciona como uma secretária que vai emitir lembretes com os horários e quantidades de remédios a serem tomados. Também tem uma função em que você aproxima o código de barras da caixa de remédios na câmera do celular, com o aplicativo ligado, e ele mostra informações sobre aquele remédio para não precisar ler a bula.

Clique aqui para baixar o aplicativo Caixa de Remédio.

7. Pressão Arterial (BP Watch)

Esse aplicativo serve para coletar, acompanhar, analisar e compartilhar sua anotação de pressão arterial, ajudando a manter a pressão sob controle. No aplicativo você registra as informações do seu pulso, peso, da pressão e pode fazer anotações específicas sobre cada medição para se lembrar depois.

Clique aqui para baixar o aplicativo Pressão Arterial.

8. Be2

Esse é um aplicativo de paquera para pessoas de todas as idades que desejam encontrar uma companhia. Você pode escolher a região e a idade das pessoas com quem deseja fazer contato, sem qualquer compromisso em ter que encontrá-la pessoalmente. Esses aplicativos podem render boas amizades ou mesmo um relacionamento mais sério, desde que você tenha o cuidado de usar com segurança, preservando seus dados pessoais e marcando encontros em locais públicos.

Clique aqui para baixar o aplicativo Be2.