Como limpar janela de alumínio sem arranhar e danificar

0
260
Como limpar janela de alumínio sem arranhar e danificar
Como limpar janela de alumínio sem arranhar e danificar

As esquadrias de alumínio são muito utilizadas nas janelas e também em portas de lavanderias. Além delas, pode ser que tenha também a parte veneziana de alumínio que ajuda a manter o ambiente protegido da luz, mas com ventilação controlada. Para fazer uma boa manutenção desse tipo de janela, mantendo sua vida útil por bastante tempo, é preciso saber como limpar janela de alumínio e as dicas muito simples.

Veja também: como limpar vidros com vinagre e deixá-los brilhando

5 Dicas fáceis para limpar esquadrias de alumínio

como limpar janela de alumínio em passos
como limpar janela de alumínio em passos
Crédito: Freepik

Quem mora em condomínios de apartamentos, sabe que é comum receber um manual do proprietário quando entra no apartamento. Nesse manual constam todas as explicações de como proceder com a limpeza de cada parte da estrutura do apartamento.

Portanto, é preciso seguir o manual para garantir que tudo o que foi entregue pela construtora tenha sua vida útil prolongada, com o risco de perder as garantias caso venham a dar problema. Isso vale inclusive para as esquadrias de alumínio das suas janelas e portas. O lado bom é que não tem segredo para fazer esse tipo de limpeza, que é mais simples do que imagina.

1. Como limpar janela de alumínio com os produtos adequados

Para fazer a limpeza eficiente das janelas e esquadrias de alumínio você só vai precisar de água, 5% de detergente neutro e um pano ou esponjinha macia. Mais nada. Esses são os materiais recomendados pelos fabricantes para garantir que não vai estragar o alumínio e para não perder sua garantia, caso venha precisar de manutenção.

2. Não usar água em excesso

Nem mesmo a água em excesso é recomendada para a limpeza das janelas de alumínio. O ideal é que você aplique a mistura de água e detergente neutro em uma esponja ou pano macio, passe com delicadeza pelas esquadrias, janelas e portas, e depois seque com um pano seco, evitando aquelas manchas de molhado que ficam se não secar. Evite lavar com mangueira do lado de fora, pois algumas partes de borracha podem ressecar.

3. Nunca use produtos corrosivos

Como viu, só precisa se materiais e produtos suaves para saber como limpar janela de alumínio. Portando, para evitar riscos e danos ao material, nunca utilize produtos corrosivos ou abrasivos, como esponjas ásperas, soda cáustica, solventes, saponáceos nem derivados de petróleo, como a pasta de dentes.

4. Evite outros tipos de sabão

Além de evitar os produtos corrosivos e abrasivos, também é importante usar apenas o detergente neutro. Isso porque o sabão comum ou detergentes com pH muito ácido ou alcalino fazem a superfície do alumínio perder o brilho, ficando feia com o tempo. Essa é uma dica estética, que não vai necessariamente estragar a peça.

5. Não use jatos nem objetos pontiagudos

Quando perceber que as esquadrias estão com os cantinhos sujos, nunca use objetos pontiagudos, como facas, nem mesmo jatos de pressão de água. Esses materiais podem danificar a pintura e a proteção que a tinta oferece às esquadrias, além de causarem danos aos componentes internos das esquadrias, fazendo com que percam sua vedação e capacidade de abrir e fechar com facilidade. Faça a limpeza com pincel de cerdas macias seco ou embebido em água com detergente neutro a 5%.