Receitas de salpicão sem maionese: um delicioso acompanhamento

0
25
Receitas de salpicão sem maionese: um delicioso acompanhamento
Receitas de salpicão sem maionese: um delicioso acompanhamento

[faceturbo]

O salpicão é uma salada composta por uma mistura de legumes, frutas e carne branca, geralmente frango, mas também pode ser com peixe, tudo misturado com algum ingrediente cremoso, como a maionese. Mas essa é uma receita bem democrática, você pode colocar os vegetais que quiser, não precisa colocar as frutas se não gostar, e há outras opções além da maionese para deixar tudo bem cremoso. Veja essas receitas de salpicão sem maionese.

Veja também: receitas de pão de calabresa

Como fazer salpicão sem maionese

Confira como fazer um salpicão com iogurte, outro com creme de tofu sem ovos e sem lactose, e um terceiro com creme de leite e mostarda.

1. Com iogurte

Nessa receita, o iogurte é usado no lugar da maionese para deixar a mistura cremosa.

Ingredientes

Frango: 1 peito (cozido e desfiado); Milho verde: 1 lata; Ervilha: 1 lata; Cenoura: 1 unidade (ralada); Batata palha: a gosto; Cheiro-verde: a gosto; Iogurte natural: 1 copo.

Modo de preparo

  • Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes, menos a batata palha;
  • Tempere a gosto;
  • Quando for servir, misture a batata palha.
  • 2. Com creme de tofu

    salpicão sem maionese com tofu
    salpicão sem maionese com tofu
    Crédito: Fru Fruta

    Essa receita do Fru Fruta é perfeita para quem tem alergia ou não come ovo, leite e derivados.

    Ingredientes do creme de tofu

    Tofu firme drenado: 200 gramas; Azeite de oliva: 4 colheres (sopa); Suco de limão: de 1 unidade; Sal: a gosto.

    Ingredientes do salpicão

    Frango desfiado: 2 ½ xícaras; Batata yakon descascada e em cubos: 1 unidade; Maçã verde descascada e em cubos: 1 unidade; Nuts picadas (nozes, castanhas, nozes, amêndoas): ½ xícara; Passas brancas: 3 colheres (sopa); Pimentão vermelho picado: 2 colheres (sopa); Pimentão amarelo picado: 2 colheres (sopa); Sal: 2 colheres (chá); Pimenta biquinho cortada: a gosto; Pimenta preta: a gosto; Salsinha picada: a gosto.

    Modo de preparo

  • Coloque o tofu no liquidificador ou copo do mixer de mão e bata, adicionando o azeite aos poucos, até obter uma textura lisa e homogênea (bem parecida com a de maionese). Adicione o sal e o limão e reserve;
  • Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes, inclusive o creme de tofu. Misture bem até que o creme envolva todos os outros ingredientes. Pode deixar um pouco na geladeira antes de servir.
  • 3. Salpicão com creme de leite

    receita salpicão com creme de leite
    receita salpicão com creme de leite
    Crédito: Cozinha da Rafinha

    Nessa receita da Cozinha da Rafinha o creme de leite é o responsável pela liga do salpicão.

    Ingredientes

    Peito de frango cozido e desfiado: ½ quilo; Maçã verde picadinha: ¼ de unidade; Caldo de galinha (opcional): 1 tablete; Salsão picado: 1 talo; Cenouras raladas: 2 unidades; Cenoura média picada pequena: 1 unidade; Milho verde escorrido: 1 lata; Ervilha escorrida: 1 lata; Azeitonas verdes cortadas: 150 gramas; Alho: 2 dentes; Passas (opcional): a gosto; Sal e pimenta-do-reino: a gosto; Açúcar: 1 pitada; Mostarda dijon: 1 colher (sopa); Creme de leite: 4 colheres (sopa); Salsinha picada: para decorar; Batata palha (opcional): a gosto; Água: para cozinhar o frango.

    Modo de preparo

  • Tempere o frango normalmente com sal e pimenta. Faça em uma panela um refogado de alho e  coloque o tablete de caldo de galinha e água suficiente para cozinhar o frango. Após o frango cozido, desfie-o;
  • Junte o frango desfiado com todos os ingredientes do salpicão citados e misture bem. No final, adicione a mostarda e o creme de leite;
  • Tempere com sal e pimenta a gosto. Se desejar,  misture a batata palha;
  • A decoração é opcional mas pode-se forrar  um prato ou travessa com folhas de alface e agrião e colocar o salpicão no meio. Salpique a salsinha por cima e leve à geladeira até a hora de servir.
  • [/faceturbo]