Recheio de ameixa para bolo: dos mais calóricos à versão fit

0
24
Recheio de ameixa para bolo: dos mais calóricos à versão fit
Recheio de ameixa para bolo: dos mais calóricos à versão fit

Se você gosta de fazer bolos recheados, mas está sem ideias para as opções de recheios, aprenda a fazer receitas de recheio de ameixa para bolo. As ameixas secas podem ser hidratadas em água ou já compradas em calda, depois é só misturar com diferentes opções de cremes. Esse tipo de recheio combina muito bem com vários outros, caso goste de usar dois tipos de recheios nos seus bolos. Também combina com todos os tipos de massas.

Veja também: receitas de doces olho-de-sogra com coco e ameixa

Receitas de recheio de ameixa para bolo

Você pode fazer recheio para bolo de vários tipos: desde um recheio bem açucarado, usando leite condensado ou doce de leite, até uma versão fit de geleia de ameixas frescas sem açúcar para rechear um bolo com massa funcional.

Brigadeiro de ameixa

Esse é um dos tipos mais comuns recheio de ameixa para bolo. Ele leva os ingredientes de um brigadeiro branco, mas é batido com ameixas secas. Veja como é fácil e adapte para a quantidade do seu bolo.

Ingredientes

Leite condensado: 4 caixas; Leite: medida de ¼ da caixinha de leite condensado; Ameixa seca sem caroço: 240 gramas; Creme de leite: 1 caixinha; Margarina: 3 colheres (sopa) cheias.

Essa receita rende muito recheio, então vai depender do tamanho do seu bolo ou da quantidade de bolos que quiser fazer. Veja no vídeo como é o preparo:

Ameixa com doce de leite e chocolate

Essa receita não vai leite condensado, mas também é bastante doce, pois leva doce de leite cremoso e chocolate em pó, além de outras delícias.

Ingredientes

Doce de leite cremoso: 400 gramas; Ameixa picada sem caroço: 300 gramas; Creme de leite: 200 gramas; Farinha de trigo: 1 colher (sopa); Gemas: 3 unidades; Chocolate em pó com 32% de cacau: 3 colheres (sopa).

Com tudo anotado, veja no vídeo como é que se prepara esse recheio:

Ameixa com leite condensado cozido

Essa versão é para quem não tem ou não quer usar o chocolate em pó no recheio. Pode ser feita com doce de leite pronto, mas é bem interessante experimentar o sabor do leite condensado em lata cozido na pressão.

Ingredientes

Leite: 400 ml; Amido de milho: 2 colheres (sopa); Leite condensado: 1 lata; Creme de leite: 1 caixinha; Leite condensado cozido: 1 lata.

O creme de leite ajuda a neutralizar um pouco o doce da receita, então fica menos doce do que pode parecer, até porque o sabor do recheio vai se misturar com o da massa. Veja o preparo:

Recheio simples de ameixa

Nessa versão não tem qualquer tipo de leite: líquido, creme nem condensado. É mais simples.

Ingredientes

Ameixa seca: 200 gramas; Água: 2 xícaras; Açúcar: 2 xícaras.

Só com esses três ingredientes você consegue um recheio delicioso, que deixa o sabor das ameixas ainda mais evidente.

Geleia de ameixa sem açúcar

Para fazer um bolo fit, só com uma camada de recheio e cobertura, você pode preparar uma geleia de ameixas frescas sem açúcar. Fica mais saudável e é perfeito para evitar o excesso de açúcar e calorias.

Ingredientes

Ameixas pretas importadas: 1 quilo; Suco integral de maçã: 500 ml.

São apenas dois ingredientes nessa receita. Acompanhe o preparo no vídeo:

Receita de manjar de coco com calda de ameixa

Para sair da mesmice do tradicional pudim de leite, veja como fazer uma receita tão fácil quanto, mas com sabor diferente para você experimentar: manjar de coco com calda de ameixa. Essa sugestão é perfeita para o verão e muito fácil de fazer. Anote e surpreenda a todos.

Ingredientes para o manjar

Leite condensado: 1 caixinha; Leite integral: 1 litro; Creme de leite: 1 caixinha; Amido de milho: 1 xícara; Leite de coco: 1 garrafinha pequena; Coco ralado: 2 colheres (sopa).

Ingredientes para a calda

Água: 2 xícaras; Açúcar: 1 xícara; Ameixas pretas: 30 unidades.

Modo de preparo

  • Coloque no liquidificador todos os ingredientes do manjar, menos o coco ralado. Bata até obter um creme homogêneo. Ao final, acrescente o coco ralado e mexa, sem bater.
  • Passe o creme para uma panela e leve ao fogo. Mexa sem parar até que ferva e engrosse, cerca de vinte minutos.
  • Depois, coloque o creme em uma forma de pudim molhada com água e deixe meia hora descansando para esfriar.
  • Quando estiver frio, leve a sobremesa para a geladeira para ganhar consistência e firmeza, cerca de uma hora.
  • Enquanto isso, faça a calda colocando o açúcar em uma panela e levando ao fogo para caramelizar. Mexa sempre, até ferver e ficar com cor de caramelo, cuidando para não deixar queimar.
  • Depois, acrescente as ameixas e a água, e continue mexendo até formar uma calda mais grossa.
  • Deixe esfriar e coloque por cima do manjar quando este já estiver firme e desenformado.