Chás para limpar o útero: conheça 4 receitas naturais

0
44
Chás para limpar o útero: conheça 4 receitas naturais
Chás para limpar o útero: conheça 4 receitas naturais

Limpar o útero não é uma prática muito comum entre as mulheres, e é preciso ter bastante cuidado para fazer. Isso porque cada mulher tem um organismo único, cheio de particularidades, e mesmo os tratamentos naturais podem ser imprevisíveis. Então, essas receitas de chás para limpar o útero que você vai ver a seguir podem ser usadas desde que você fale com seu ginecologista e com um naturopata especializado sobre o assunto para ajudar a perceber os efeitos após o uso.

Veja também: sintomas de câncer no colo do útero

Benefícios da limpeza do útero

Os benefícios de usar chás para limpar o útero envolvem a proteção do sistema reprodutor da mulher. Essa limpeza é feita para remover restos de endométrio que fica no útero depois da menstruação, depois do parto ou de um aborto. Caso não saiba, o endométrio é uma camada que reveste o útero e é o que vira menstruação quando não ocorre a gravidez.

Ao fazer essa limpeza de endométrio residual, a mulher está prevenindo o desenvolvimento de algumas doenças e aumentando a possibilidade de engravidar sem problemas. Além do mais, é uma forma de melhorar a circulação sanguínea no útero, mantendo-o mais forte e saudável.

Chás para limpar o útero

receitas de chás para limpar o útero
receitas de chás para limpar o útero
Crédito: Freepik

Na hora de comprar seu chá, escolha uma loja ou farmácia da sua confiança para garantir que está comprando o chá puro. Melhor ainda se conseguir colher as folhas das plantas, se souber reconhecê-las.

Chá de rubim

O rubim é uma planta anti-inflamatória, ajuda na circulação do sangue, é analgésica, além de ser muito bom para o útero, já sendo usado no tratamento de miomas pela Medicina Tradicional Chinesa, pois impede o crescimento dos miomas. Também ajuda a regular a menstruação e prevenir as dores das cólicas.

Ingredientes

Água: 500 ml; Folhas ou flores secas: 20 gramas.

Modo de preparo e utilização

  • Coloque a água e a planta em uma panela e leve ao fogo. Deixe ferver por 10 minutos.
  • Deixe amornar, coe e coloque em uma jarra para beber 3 vezes ao dia até o tempo recomendado pelo seu médico ou terapeuta.
  • Chá de erva-de-são-joão

    Essa planta também traz inúmeras propriedades medicinais, entre elas, a capacidade de relaxar a musculatura lisa em volta do útero e reduzir as cólicas, então pode ser usada em conjunto com o chá de rubim.

    Na hora de fazer o chá, não use as flores, pois elas podem ser tóxicas. Remova as flores ou, melhor ainda, use a planta antes do seu estado de floração.

    Ingredientes

    Água: 1 xícara; Folhas da erva: 1 colher (sobremesa).

    Modo de preparo e utilização

  • Aqueça a água até quase ferver.
  • Desligue o fogo e adicione as folhas. Tampe o recipiente e espere amornar. Depois coe e beba, conforme as recomendações do seu médico ou terapeuta, que deve ser de, no máximo, 3 xícaras ao dia.
  • Chá de damiana

    Essa é uma planta usada para fortalecer o útero, melhorando a circulação de sangue e a vitalidade do sistema reprodutor feminino.

    Ingredientes

    Folhas secas de damiana: 2 a 4 gramas; Água fervente: 1 xícara.

    Modo de preparo e utilização

  • Misture as folhas na água acabada de ferver, tampe e deixe em repouso por 10 minutos.
  • Coe e beba até 3 vezes ao dia, conforme orientação de um profissional.
  • Chá de framboesa

    No pós-parto ou após um aborto espontâneo, o chá de framboesa é um bom aliado para remover os pedaços de endométrio ainda presos na parede uterina, ajudando também para que o útero volte ao seu tamanho normal.

    Ingredientes

    Folhas de framboesa picadas: 1 a 2 colheres (chá); Água fervente: 1 xícara.

    Modo de preparo e utilização

  • Misture as folhas picadas à água fervente, tampe e deixe em descanso por 10 minutos.
  • Quando estiver morno, coe e beba. Faça um novo chá mais 1 ou 2 vezes no mesmo dia, conforme orientar o especialista.
  • Contraindicações e cuidados

    Como os chás para limpar o útero têm a função de promover contrações uterinas para a eliminação do endométrio residual, eles não podem ser tomados por gestantes e devem ser evitados pelas lactantes.

    Mesmo sendo chás naturais, é necessário conversar com o médico antes de tomar para garantir que não haja contraindicações específicas em cada caso.

    Fonte: www.dicasonline.com/chas-limpar-utero